30 de setembro de 2011

Dicas de maquilhagem - Como cuidar da maquilhagem


Hoje vou falar sobre os cuidados básicos que devemos ter com a maquilhagem, pois quer a usemos com regularidade ou não, á alguns pormenores que devemos ter em conta antes e depois de a utilizar-mos, para acima de tudo, preservamos a nossa saúde.

Os produtos e acessórios de maquilhagem merecem todos os cuidados higiénicos, assim como todos os outros produtos que entram em contacto com a nossa pele:


  • Ter sempre em atenção a validade dos produtos de maquilhagem. O seu uso fora do prazo pode provocar desde pequenas irritações, coceira e vermelhidão a danos irreversíveis como a cegueira, se o produto estiver contaminado com bactérias patogénicas (quando a validade do produto termina, as substancias que compõem o produto podem dar origem a outro tipo de molécula que pode ser tóxica).

  • A sua aplicação deve ser feita através de pincéis ou esponjas, e estes devem ser limpos semanalmente. Se têm problemas de pele, como por exemplo acne ou pele oleosa, os pincéis devem ser limpos com maior frequência. 

  • As máscaras de pestanas depois de abertas têm uma curta duração, devendo só ser utilizadas num espaço de 2 meses. Isto porque estando em contacto com os olhos, uma das áreas mais sensíveis do corpo, e expostas ao meio ambiente, são passíveis de ganharem bactérias e contrair infecçõesDepois de muito tempo aberto, atraí bactérias que podem provocar conjuntivite, comichão, ardência e lágrimas nos olhos.

  • Os batons, apesar de terem um prazo de validade mais longo que varia de 8 meses a 1 ano, é aconselhado a sua colocação sempre com um pincel.

  • Fechar sempre as embalagens dos produtos após o seu uso, para evitar a proliferação de microorganismos. 

  • Evitar colocar os teus dedos nos produtos, porque altera-lhe o seu PH e contribui para a proliferação das bactérias

  • Os lápis e eyeliners devem ser frequentemente afiados, para além de manterem o bico sempre pronto para utilização, isto também permite que o lápis esteja sempre limpo. A sua validade varia de 6 meses a 1 ano.

  • maquilhagem líquida, como as bases não se devem utilizar depois de passar 6 meses da sua data de abertura. 

  • Os cremes hidratantes e desmaquilhantes duram entre 6 a 8 meses. As bactérias neles alojadas, penetram na pele, principalmente se tiveres uma borbulha ou outro ferimento qualquer. Alteração do cheiro ou da sua consistência mostram que está na hora de os por fora.


  • A maquilhagem deve estar guardada, se possível num estojo ou gaveta, e num sítio que não apanhe sol, calor ou humidade.


  • A maquilhagem deve ser pessoal e intransmissível, principalmente máscaras de pestanas e batons.




      Espero que algumas destas dicas vos tenham sido úteis e lembrem-se antes da aparência exterior está a nossa saúde ;)


      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Sem comentários: