28 de setembro de 2011

Dicas essenciais para uma pele bonita

A pele é o maior órgão que possuímos e nela se reflectem todos os nossos hábitos quotidianos, sejam eles bom ou maus. É importante respeitar-mos certos hábitos diários para que a nossa pele se mantenha bonita e saudável.


O nosso interior reflecte-se no nosso exterior, e portanto, devemos tomar certas atitudes como:
  • Dormir pelo menos 8 horas por dia - Um sono reparador durante a noite, é fundamental para uma pele saudável porque a actividade reparadora da pele acontece durante a fase de descanso.



  • Fazer uma alimentação saudável - é essencial termos uma alimentação correcta e o mais variada possível não só para uma pele bonita e saudável, mas para a nossa saúde em geral. Nós somos aquilo que comemos. Devemos preferir alimentos ricos em vitaminas (principalmente a C) e minerais como a fruta, verdura e legumes e evitar alimentos gordurosos. Os frutos secos (nozes, passas, etc), leguminosas (feijões, ervilhas, etc) e o peixe tambem são óptimos. Mas não se esqueçam, devemos comer um pouco de tudo para levar ao nosso organismo tudo o que ele precisa (os ovos, carne, leite e gorduras saudáveis como o azeite também são necessários para uma alimentação correcta e variada mas devem ser consumidos com maior moderação). 


  • Beber um 1,5l a 2l de água por dia - é fundamental para o nosso organismo. A água mantém uma hidratação constante e elimina as toxinas prejudiciais ao seu corpo.
  • Fazer exercício físico - Ao fazer exercício, produzimos suor que contém água, mas também sal e inúmeras toxinas entre as quais a ureia e o ácido úrico. O suor é bom para a pele pois hidrata e facilita a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. Além disso a prática de exercício é fundamental para ficarmos em forma e a nossa saúde agradece :)
  • Evitar a má  exposição ao sol - 10-15 minutos de exposição diária ao sol são essenciais à boa saúde da pele. Mas uma má exposição ao sol principalmente no verão é péssimo para a pele e saúde pois os raios UV podem acentuar as rugas e aumentar o risco de cancro, além de aumentar a incidência de reacções alérgicas. No verão deve-se evitar a exposição solar das 11 ás 17 horas e proteger a cabeça com um chapéu para além de usar protector solar de elevada protecção.
  • Evitar o tabaco e álcool são muito prejudiciais á saúde. O tabaco provoca manchas nos dentes e inúmeras doenças e tudo isso se reflecte na saúde da pele.


    Uma boa higiene diária é fundamental e para isso devemos seguir cinco passos essenciais:
    • Limpar -  Devemos usar produtos de limpeza adequados ás necessidades da nossa pele quer ela seja oleosa, seca, mista ou normal. A pele do rosto requer mais cuidados pois está exposta diariamente e está sujeita a poluição, raios UV, mudanças climáticas, stress, maquilhagem, etc. Devemos limpá-la 1 a 2 vezes por dia (manhã e noite) dependendo das necessidades de cada um. Os produtos geralmente são sob a forma de gel, toalhitas desmaquilhantes e leites de limpeza.

    • Tonificar - Este passo deve seguir-se depois da limpeza da pele ter sido feita. O tónico ajuda a eliminar quaisquer restos de oleosidade, sujidade e/ou maquilhagem, fecha os poros e restaura o ph natural da nossa pele.

    • Hidratar - É um passo mais que fundamental para uma pele bonita, saudável e equilibrada. Devemos usar um creme hidratante para o dia e um para a noite, visto que durante a noite o creme deve ser mais intenso e hidratante pois quando dormimos a nossa pele descansa e renova-se. Na escolha do creme hidratante  devem-se ter em conta mais uma vez o tipo de pele, as condições climatéricas e a idade. Um bom creme anti-rugas deve ser usado a partir dos 20 anos para prevenção e a escolha de um hidratante de dia deve ter de preferência factor de protecção solar.



    • Exfoliar - Este passo deve ser feito geralmente 1 vez por semana,dependendo mais uma vez, do tipo de pele. Se for seca deve ser feita uma vez por semana ou de 10 em 10 dias, para a pele oleosa é aconselhado 1 a 2 vezes por semana. A exfoliação além de tornar a superfície da pele mais limpa, mais fina e macia, ajuda a acelerar o desprendimento das películas de pele solta e ressequida. Existem vários tipos de exfoliantes e peelings no mercado dependendo do tipo de pele e das suas necessidades.
    • Usar máscaras faciais - Devem-se usar 1 vez por semana dependendo das necessidades de cada pele. Elas devolvem alguns nutrientes à pele, ao mesmo tempo que retiram as células mortas, hidratam e limpam profundamente. Existem vários tipos de máscaras, desde máscaras calmantes (peles sensíveis), nutritivas (ricas em vitaminas), adstrigentes (para peles oleosas), hidratantes (peles secas) etc e algumas delas podem ser feitas em casa com produtos naturais que todas temos na cozinha.



    Também devemos ter cuidados com a pele do corpo, tais como:
    • Devemos usar um bom gel de banho adequado ás necessidades da nossa pele, geralmente varia da pele seca para a muito seca. Existem muitos no mercado, para vários tipo de pele, com vários cheiros e afins.
    • Deve-se utilizar um puff de banho e não a esponja tradicional, pois o puff limpa a pele muito melhor.  





    • Usar sempre um bom creme hidratante diariamente, é fundamental para uma pele bonita, radiante, suave e hidratada. Ter especial atenção aos cotovelos, calcanhares e joelhos.
    • Fazer uma exfoliação corporal semanalmente.
    • Aconselho também a usarem luvas de crina para massajar e suavizar os cotovelos, joelhos, nádegas e coxas. É óptimo para as estrias e celulite e para os pêlos encravados, mas não a usem com muita frequência, porque pode desgastar a epiderme.

    • Também podem fazer uma máscara corporal, que se custuma fazer em institutos de estética e spas. Mas também existem em lojas de produtos de beleza máscaras corporais para usar no banho e podem-se fazer algumas caseiras como a de chocolate ou leite! Humm :)




    Espero que tenham gostado destas dicas, para mim estas são as essenciais para uma pele bonita e não só! Também para o cabelo, unhas e saúde no geral :)

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    1 comentário:

    Marta (Batom) disse...

    uhuh grandes dicas! niceee girl O.o