26 de setembro de 2011

Dicas essenciais para um cabelo bonito e sáudavel

Todas nós gostamos de ter um cabelo bonito e saudável, mas para tal é preciso ter alguns cuidados para o manter bonito e não o estragarmos.


O cabelo para se manter forte e bonito deve ter um bom tratamento e não é preciso ir ao cabeleireiro todas as semanas ou meses e gastar muito dinheiro em produtos e tratamentos capilares, pois os cuidados diários e caseiros são os mais importantes para a saúde do cabelo. Devemos tirar o maior partido do nosso cabelo natural, quer ele seja encaracolado, liso, curto ou comprido. Hoje em dia existem inúmeros tratamentos de cabeleireiro que facilmente nos podem mudar a imagem, como as tintas, os alisamentos definitivos, etc, mas têm que ser feitos com profissionais e com moderação, caso contrário podemos danificar muito o nosso cabelo (e nesse aspecto eu sei do que estou a falar acreditem :/).


No dia a dia, quando lavamos o cabelo devemos ter em atenção alguns aspectos:


  • Não devemos lavar os cabelos com água muito quente, pois isso resseca muito os fios do cabelo, tirando a oleosidade natural deles. 
  • No final de cada lavagem devemos passar o cabelo por água fria, pois fecha as cutículas capilares e também fortalece todo o cabelo.  
  • A maneira como lavamos o cabelo é muito importante. Esfregar bruscamente o cabelo durante a lavagem também faz com que a cutícula sofra uma erosão, eliminando uma grave percentagem de queratina, deixando o cabelo sem vida. Os movimentos suaves quase que como uma massagem, são a melhor maneira de o lavar, para que toda sujeira e oleosidade retida nele sejam eliminadas, além de estimular a circulação do couro cabeludo, aumentando assim  os nutrientes que se encaminham para as células. 


  • Devemos usar sempre uma pequena quantidade de amaciador depois da lavagem com o shampo, espalhando-o pela metade do comprimento do cabelo para baixo e concentrando-o nas pontas.
  • Devemos ter em atenção o tipo de produtos que utilizamos para o nosso cabelo, convém que sejam adequados as necessidades e tipo de cabelo que temos, desde o shampo aos produtos de styling. 
  • O uso frequente de secador, alisador e outros utensílios para moldar o cabelo como desejamos podem causar danos no cabelo, utilizando-os a longo prazo. Devemos usá-los com moderação e usar produtos hidratantes no cabelo para serem usados em conjunto com o secador, alisador, etc, pois sem esses produtos o cabelo não fica protegido contra o calor a que é sujeito.


  • Devemos lavar a nossa escova de cabelo com frequência, pois ela vai acumulando sujidade e oleosidade ao longo dos dias.
  • Uma vez por semana deve-se aplicar uma máscara no cabelo para o hidratar em profundidade. Deve-se espalhar a máscara por todo o cabelo, com o cabelo enxuto (mas molhado claro) e passar uma tolha por água bem quente, torce-la bem para retirar toda a água e colocá-la á volta do cabelo. O calor obtido da toalha vai fazer com que a máscara actue melhor. Deixa-se ficar por 5/10 minutos e depois enxagua-se bem todo o cabelo com água fria.
  • Quando secamos o cabelo ou penteamos, devemos fazê-lo com movimentos suaves para que a cutícula não se danificar. A escolha de uma boa escova, pente ou secador é importante para o seu uso regular.


  • No verão,  a exposição ao sol sem a protecção devida ressaca o cabelo e danifica a cutícula. Deve-se proteger o cabelo como se protege a pele, utilizando produtos solares adequados e que contenham um factor de protecção elevado.
  • De 3 em 3 meses devemos ir ao cabeleireiro dar um corte nas pontas, para que ele se mantenha saúdavel e brilhante. Claro que podes sempre dar um novo corte de cabelo, encandeando-o, fazendo franja, etc.

Estes são os cuidados essenciais para qualquer tipo de cabelo, claro que cada tipo de cabelo tem para além destes cuidados essenciais, mais alguns, mas lá está, isso depende do tipo de cabelo de cada pessoa. 

Se o pintam:
  •  Devem ir ao cabeleireiro de 3 em 3 meses (ou quando já tenha uns centímetros de raiz) para retocar a raiz e usar produtos específicos para cabelo pintados. A escolha de um bom profissional é essencial, não tentem pintar o cabelo em casa pois as tintas de supermercado estragam o cabelo a longo prazo.



Se é oleoso:
  • Devem ser lavados todos os dias com água morna ou fria – evita a  água quente porque o calor estimula a produção de gordura. Usa champo para cabelos oleosos contendo substâncias como limão, jaborandi, castanha-da-india por exemplo.As pessoas com cabelo oleoso ficam sempre com os fios murchos e engordurados, pois as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o normal e o excesso de gordura no couro cabeludo que facilita a proliferação de fungos. 

Se é encaracolado:
  •  Devem-se fazer hidratações constantes, lavar o cabelo duas vezes por semana e não se deve prende-los molhados porque ai sim é que eles armam ainda mais. Usar corte bem tradicional e que combine com o formato do rosto, não utilizar alisador nem secador. Espumas e leave-in são produtos indispensáveis para quem tem cabelos encaracolados, pois ajudam a deixar o cabelo com menos volume e mais definido, os reparadores de pontas também são grandes aliados porque actuam na diminuição do frizz, opta sempre por um que contenha silicone, pois forma uma película protetora que protege os fios. Para finalizar para este tipo de cabelo pode-se recorrer ao ferro de encaracolar para dar mais definição aos cachos.



Estes são os principais tipos de cabelos, não especifiquei nada sobre os cabelos lisos pois as dicas que dei lá em cima são os maiores aliados ao cabelo liso, e claro todas as dicas que dei servem para qualquer tipo de cabelo, são "os essenciais" para qualquer cabelo. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários: